A pesquisa mais recente do BCG (Boston Consulting Group) revela uma verdade surpreendente: apenas metade das empresas que afirmam ter alta maturidade ágil realmente atingiram seus objetivos de transformação e conseguiram de fato um impacto real nos negócios.

E sabe qual é o problema? Vivem na ilusão de agilidade —porque não conseguiram fazer a lição de casa para se tornarem verdadeiramente ágeis.

Embora 94% das 127 empresas pesquisadas mundialmente tenham iniciado iniciativas ágeis, e dois terços (66%) afirmem ter sucesso nas transformações ágeis, apenas 53% realmente alcançaram suas metas e criaram mudanças duradouras na cultura, formas de trabalho e equipes.

A outra metade está operando sob a ilusão da agilidade. Elas adotaram práticas ágeis e reivindicam algum sucesso, mas não colhem os benefícios de desempenho melhorado, como aumento da produtividade (redução de custos de entrega em 15% a 20%), tempo de mercado mais rápido (entrega de produtos duas a quatro vezes mais rápida) e maiores benefícios financeiros (aumento de duas vezes no retorno total para o acionista).

Fatores-Chave para a Verdadeira Agilidade

Empresas ágeis de sucesso fazem mudanças substanciais em governança, financiamento e seus modelos operacionais. Elas integram práticas ágeis além do setor de TI, envolvendo todo o negócio e estabelecendo objetivos mensuráveis vinculados às metas da empresa. Priorizam governança iterativa, tomada de decisões baseada em dados e sistemas tecnológicos modernos.

Informação relevante para você, CTO: se os Product Managers/Owners de sua empresa continuam debaixo da área de TI apenas coletando requisitos, sem real envolvimento do negócio em uma mentalidade de entregas pequenas, incrementais, e medição de resultados a cada etapa —este é um sinal de que você pode estar vivendo a ilusão da agilidade.

Medição de Desempenho

Empresas ágeis se afastam das métricas tradicionais e focam no impacto e nos resultados. Automatizam a medição e enfatizam o desempenho da equipe em vez do individual. Adotam novos sistemas de recompensa e reconhecimento.

Transformação Abrangente

A verdadeira agilidade exige mudanças estruturais e processuais profundas, incluindo a integração de negócios e TI, adoção de novos princípios de design tecnológico e estabelecimento de ciclos de governança enxutos. A aprendizagem contínua e a adaptação são cruciais para a agilidade sustentada.

Variações Setoriais e Regionais

Os setores de tecnologia, mídia, telecomunicações e serviços financeiros têm a maior parcela de empresas verdadeiramente ágeis, enquanto os setores de consumo e seguros ficam atrás. Regionalmente, Europa e América do Norte têm percentuais semelhantes de empresas ilusionistas ágeis, com a Ásia mostrando taxas significativamente mais baixas.

Consultoria em Transformação Digital

A 123 Alpha é uma rede de consultores com mais de 20 anos de experiência em Inovação, Transformação Digital e Gestão Ágil de Produtos. Atendemos empresas de diversos ramos, como varejo, mídia, banking, seguros etc. e diversos tamanhos —de grandes conglomerados a startups— e em dez anos de mercado já mentoramos centenas de profissionais.

Podemos ajudá-lo em seu desafio. Vamos conversar?

Comments are closed